Os métodos que utilizamos dependem acima de tudo das pessoas e animais com quem trabalhamos. A única exigência é que o animal de companhia não sinta dor ou adquira qualquer tipo de fobia devido a esta aprendizagem.
A evolução dos métodos de treino desde Pavlov a Skinner, de Cesar Millan a Jan Fennel e de Ian Dunbar a Sophia Yin, varia de local para local, de época para época, de pessoa para pessoa.
Por sabermos que cada animal tem a sua personalidade e cada família a sua dinâmica, não nos focamos apenas num método, mas sim num modo diferente de encarar a interacção e a vivência diária do ser humano com os animais de companhia.
Este modo de pensar, tem como base o facto dos nossos animais de companhia comunicarem através de uma linguagem estranha para muitos seres humanos, e os seres humanos por seu lado, comunicam com outra linguagem ainda mais estranha para os animais.
O nosso animal de companhia faz parte da nossa família e por isso deve comportar-se adequadamente e de acordo com as necessidades da família que o abraçou. Por outro lado a família deve proteger e compreender este ser vivo dotado de sentimentos e personalidade.
O nosso objectivo na A Pet's Dream é este, ensinar a família a interagir e comunicar com o seu animal de companhia, ao mesmo tempo que ensinamos ao animal de companhia as regras do convivio diário com a sua família.